CEREM - COMISSÃO ESTADUAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA DE MINAS GERAIS

DIREITOS E DEVERES DO MÉDICO RESIDENTE
AddThis Social Bookmark Button
Filtrar Título     Exibir # 
# Título do Artigo
1 Há obrigatoriedade da existência de um contrato entre os residentes e o hospital credenciado pelo MEC para a realização do programa de Residência Médica?
2 Como é feito o pagamento da bolsa quando a médica residente está em licença maternidade?
3 O Médico Residente pode ter algum vinculo/ contrato com algum outro hospital, além do que ele faz Residência Médica?
4 Se o preceptor não tem obrigação de discutir os casos nos fins de semanas e feriados? E se for uma imposição do MEC o que devemos fazer para conseguirmos a presença do preceptor nos dias citados?
5 O residente tem obrigação de bater ponto como os funcionários do hospital? E se isso não abre a possibilidade do médico residente pensar em abrir um processo trabalhista contra o hospital, já que estamos documentando pelo relógio de ponto nossa carga horá
6 Faço Residência Médica de Clínica Médica em um hospital que não apresenta ambulatório durante a Residência. O que devo fazer a respeito?
7 Sou residente do segundo ano de Cancerologia e fiquei sabendo que temos direito de realizar estágio por até seis meses em outra instituição. Como devo proceder?
8 Gostaria de saber onde encontro material sobre processo médico envolvendo médico residente e se o preceptor responde ao processo junto com o residente.
9 Como são organizados os plantões da Residência Médica? É justo a escala em noites e fins de semana?
10 Existe vinculo empregatício entre o médico residente e o hospital onde cumpre o programa de Residência medica?
11 Ainda existe a lei que permite a aquisição do certificado de Residência Médica quando completados 75% da carga horária?
12 Sou gestante e meu parto está previsto para a última semana do mês de janeiro e estou fazendo provas para concorrer a uma vaga de endocrinologia. Caso eu seja aprovada, estarei de licença maternidade. Neste caso terei direito de me matricular e o hospital
13 Quando um médico residente entra em período de férias, suas atividades (leitos de enfermaria, ambulatórios e plantões) deverão ser realizadas e assumidas pelo corpo clínico do serviço ou pelos seus colegas residentes? Isto é, constitui atribuição obrigató
 

Você está aqui: Home Perguntas Frequentes DIREITOS E DEVERES DO MÉDICO RESIDENTE